sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Direção Náusea

                                  DIREÇÃO GERAL NÁUSEA



MEMÓRIA DO DIRETOR

NAUSEA é uma leitura livre da peça DOROTÉIA, de Nelson Rodrigues, autor que, através da sua obra, universalizou a dramaturgia Brasileira. Nelson, de forma única, mudou nosso teatro em termos de concepção, construção e composição literária. Trouxe as raízes do nosso teatro para o âmbito da eternidade. – “os que nasceram com os homens e vão viver para sempre”.

A peça DOROTÉIA pertence a sua fase mítica, por ele mesmo, denominada como “uma farsa irresponsável”, fazendo parte do que ele denominava de “Teatro Desagradável”.

A montagem é um exercício/experimento da Cia Permanente de Teatro 4 Portas e apesar de conter mudanças no desenrolar das ações – (exigências dos nossos tempos e das nossas concepções de vida atuais), mantemos íntegros o tema e a essência do texto, e como propõe o autor, dentro de um mundo de fantasias inconscientes.

Nossa montagem explicita as referências no texto de Nelson do Teatro do Absurdo, do Expressionismo e da Comédia.

Nas palavras de Carlos Castelo Branco, que escreveu o prefácio para sua edição original, o público vê de forma assustadora - “a inexorável vitória da morte sobre a vida” - e diz ainda - “a concepção do drama humano, a fatalidade da reabsorção da vida pela morte, vai se insinuando através de descobertas psicológicas que não se esgotam em si mesmas”.

Nossos tempos são outros, na nossa NAUSEA deixamos, como hoje se espera e se luta, que a vida vença a morte, resistimos à morte em vida e deixamos que o fluxo do desejo e do amor (aspectos da realidade hoje) vençam na batalha diária. Deixamos que os retrógados ardam em sua febre contraditória de desejos não realizados.

Vamos conferir.






Nenhum comentário:

Postar um comentário