sábado, 7 de maio de 2022




[ ESTREIA DE TEMPOS VIOLADOS ]

TEMPOS VIOLADOS é um espetáculo teatral que surge a partir das inquietações e questionamentos ligados aos tempos em que vivemos. Tempos de violações de direitos humanos. Tempos sombrios.

Um espetáculo composto por três textos de dramaturgos sobralenses: LUZIA, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA de Franck Terranova, NÃO É SIMPLES de Luciano Bonfim e PAI PALAVRA de Denis Melo. A adaptação e direção geral é de Chico Expedito (@portaschicoexpedito).

A criação da obra cênica foi iniciada em julho de 2021, a montagem do espetáculo é realizada e executada pela Cia Permanente e Escola Livre de Teatro 4 Portas na Mesa, sendo este o nosso primeiro trabalho com autores locais.

 𝗧𝗘𝗠𝗣𝗢𝗦 𝗩𝗜𝗢𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦

🢂 Dia – 30 de abril e 01 de maio

🢂 Hora – 20h

🢂 Local – Theatro São João

🢂 Acesso – Gratuito 

#TemposViolados

#Casa4Portas

#LeiAldirBlancSobral



Palavra do autor

[ PAI PALAVRA ]

O texto PAI PALAVRA integra o espetáculo Tempos Violados. Saiba mais sobre esse texto na visão de seu autor, o dramaturgo Denis Melo (@denismelomelo):

”É um texto que já existia em latência dentro de mim, como um grito, uma dor, uma tomada de posição. Era a roupa que eu vestia, uma tessitura, um tecido esgarçado, mal alinhavado, mas capaz de cobrir meu corpo e me proteger contra o fôlego fascista dos últimos anos... Seu nascimento, portanto, sua carnadura, representa para mim uma tentativa de gritar que o “rei está nu”, que a mentira tem pernas curtas, que “o teatro vazio nos dá a impressão de que a vida foi ontem...””

[ NÃO É SIMPLES ]

O texto NÃO É SIMPLES integra o espetáculo Tempos Violados. Saiba mais sobre esse texto na visão de seu autor, o dramaturgo Luciano Bonfim (@lucianobonfim_):

”Um casal fragilizado, uma mulher aterrada, um homem excessivo, uma chefe a exigir obediência, uma vingança... Abusos, violações. Como tudo se liga e se propaga e devasta vidas? Quanto de humanidade carrega um coração desumano? Quanto pesa o coração de um homem morto?

Baseado numa realidade que beira à ficção, “Não é simples”, de Luciano Bonfim, nos apresenta histórias ligadas pelas tramas das violações diárias que se propagam pela sociedade em ondas ao estilo efeito dominó - e seguem arrastando e arrasando as vidas que encontram pelo caminho.”

 [ LUZIA, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA ]

O texto LUZIA, UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA integra o espetáculo Tempos Violados. Saiba mais sobre esse texto na visão de seu autor, o dramaturgo Franck Terranova (@franckterranova):

”Versão adaptada com base no Romance clássico Luzia-Homem, Luzia, uma tragédia anunciada tem como foco o desfecho da obra-prima do Sobralense Domingos Olímpio.

A acalentada expectativa de redenção, em um contexto de mais pura e severa opressão é sufocada por um bárbaro crime. O clima, a sociedade e o mais mesquinho dos sentimentos humanos, todos unidos contra um simples sonho: viver em paz com o que se tem e com o que se é, sem querer guerra com ninguém.

Seja na realidade ou na literatura, passam por nós mulheres extraordinárias, muitas vezes carregando não apenas uma parede na cabeça, mas toda uma cidade, ou mesmo um mundo inteiro pesando sobre os seus ombros.

Às Luzias de cada dia.”

𝗘𝗟𝗘𝗡𝗖𝗢 𝗗𝗘 𝗧𝗘𝗠𝗣𝗢𝗦 𝗩𝗜𝗢𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦

Compondo o elenco do texto 𝗣𝗔𝗜 𝗣𝗔𝗟𝗔𝗩𝗥𝗔 de Denis Melo estão:

- Álvaro Lemos (@alvarolemos3)

- Letícia Muniz (@leticia_munniz)

- Geovane Lima (@hausofgeo)

- Moon Kenzo (@moonkenzo)






Compondo o elenco do texto 𝗡𝗔̃𝗢 𝗘́ 𝗦𝗜𝗠𝗣𝗟𝗘𝗦 de Luciano Bonfim estão:

- Edimara Arcanjo (@ah_edii)

- Genete Cleia (@genetecleia)

- Manoel Fonseca (@manoelhenriquenfonseca)

- Naianna Morais (@naiannamoraism)

- Vinícius Félix (@vinii.felix)







Compondo o elenco do texto 𝗟𝗨𝗭𝗜𝗔, 𝗨𝗠𝗔 𝗧𝗥𝗔𝗚𝗘́𝗗𝗜𝗔 𝗔𝗡𝗨𝗡𝗖𝗜𝗔𝗗𝗔 de Franck Terranova estão:

- Alice Lira (@alicee.liraa)

- Crisnaldo Prado (@crisnaldo.prado)

- Lia Luma (@lialuma.vet)

- Vinícius Félix (@viini.felix)





𝗘𝗤𝗨𝗜𝗣𝗘 𝗧𝗘́𝗖𝗡𝗜𝗖𝗔 𝗗𝗘 𝗧𝗘𝗠𝗣𝗢𝗦 𝗩𝗜𝗢𝗟𝗔𝗗𝗢𝗦

ㅤㅤ Compondo a ficha técnica do espetáculo Tempos Violados estão:

ㅤㅤ

- Chico Expedito (@portaschicoexpedito)

- Elmo Ricardo (@elmo.ricado)

- Vinícius Félix (@vinii.felix)

- Letícia Muniz (@leticia_munniz)

- Susannah Quetzal (@quetzal.susannah)

- Álvaro Lemos (@alvarolemos3)

- Lélio Kolhy (@leliommkolhy)

- Fran Nascimento (@dizfranzinha)

- Moon Kenzo (@moonkenzo)

- Geovane Lima (@hausofgeo)

- Sebastião Lima (@sebastiao2911) - Iluminador

- fotos Y.Choices (@y.choicesfx)











FOTOS DO ESPETÁCULO
















todas as fotos são de Y.Choices (@y.choicesfx)

APOIO









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário