sábado, 9 de outubro de 2021

4 Portas na Mesa



IA DIZER QUE ERA LAMENTÁVEL
Eu ia dizer que lamento... Mas diante de tantas manifestações de apoio, eu desisto de dizer que lamento, afinal o fato é pra comemoração.
Mas eu ia dizer que lamento (embora não diga) que tem coisas que não mudam. A abertura do Teatro São João, no modo presencial, ser com um grupo de fora (de novo)... Ia dizer, mas não digo que lamento.
Lamento, inclusive porque, se chamassem a 4 Portas para o evento, nós não poderíamos ir, porque não temos nada pronto, pois não conseguimos montar espetáculos... Ainda (as coisas estão muito difíceis aqui, o que é lamentável). Mas fiquei pensando na quantidade de grupos de Dança, Música, Capoeira (quem sabe outros), com trabalhos prontos que poderiam estar lá... Nem que fosse uma reunião festiva da classe artística com a Gestão para ela anunciar a que veio e quais seus planos, até isso estaria valendo para essa reentrada. Seria uma espécie de atenção carinhosa e respeito, que nossa classe artística merece. Depois, poderia abrir o Teatro pra quem quer que fosse, afinal não somos uma ilha (Sobral se acha um continente). Essa Cia que vem é muito boa e não tem culpa nenhuma (nem tão pouco sua produção), eles estão fazendo o trabalho deles... conseguindo fazer, e isso é memorável. Nós aqui não estamos conseguindo isso.
Aliás, a classe artística sobralense nem vai poder assistir, pois um ator amigo foi ao Teatro comprar ingresso e ele custa $40,00, não dá pro nosso bolço, estamos à mingua mesmo.
Eu ia dizer que lamento também (mas desisti de dizer), que a Secult, nesses últimos dois anos, tem trabalhado com dinheiro emprestado de outras fontes, do município mesmo, só um Edital (dito emergencial) muito tímido, diria bastante tímido, quase pífio. Eles seguem trabalhando, e ainda bem (meus parabéns a isso, porque senão não ia ter nada), com o dinheiro federal da Lei Aldir Blanc, as vezes do SESC e esse agora não sei de onde, mas conheço o produtor e sei que vem com tudo, ou quase tudo pago (não sei a participação da prefeitura, sei só que estão dando uma maquiada no teatro).
Pois é amigos gestores, não se sintam ofendidos com o que eu ia quase lamentar (afinal desisti), pensem nos ofendidos do lado de cá, que lutam diariamente pra manter nossa cultura respirando. Atenção... Atenção... Atenção... Merecemos isso. Continuo lamentando.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário